Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Wikileaks e a (in)conviniência




O que é?
A WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia que publica, no seu site, posts de fontes anónimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

O que contém?
Todos os documentos que estão disponíveis na WikiLeaks são enviados por indivíduos de empresas ou governos. Normalmente são pessoas que já não têm nada a perder e que colocam estas informações nos olhos do Mundo. De uma forma geral, as informações confidênciais vão parar à Wikileaks.

Liderada por quem?
Julian Paul Assange, (na foto acima), é um jornalista e ciberactivista australiano. Antes de se tornar porta-voz e editor-chefe da WikiLeaks foi hacker e programador.

Porquê?
Esta organização é de importante relevância a vários níveis uma vez que revela segredos polémicos que aguardaram demasiado tempo para serem revelados por Assange. Várias identidades de diferentes áreas, nomedamente chefes de estado, contestam estas informações e alguns chegam a pedir a extradição do mesmo. Assange tornou-se o inimigo público número 1 em Washington desde o desencadeamento "do cablegate", a divulgação de telegramas diplomáticos pelo WikiLeaks. 

Julian Assange foi libertado e anda agora pelas ruas de Reino Unido. Embora tenha sido absolvido da acusação Crime, este terá de se apresentar diariamente às autoridades já para não falar que terá de andar com uma Pulseira Electrónica.

Existem movimentos na Internet que pretendem sugerir Julian Assange para o Prémio Nobel da Paz de 2011.


Mais informações:

Site oficial: http://213.251.145.96/ 
Página no Facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/wikileaks
Página no Twitter: http://twitter.com/wikileaks


Inês Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes