Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático

- É uma organização regional de estados do sudeste asiático
- Foi constituída em 8 de agosto de 1967

Os principais objectivos da ASEAN são acelarar o crescimento económico e fomentar a paz e a estabilidade regionais.  A sede e secretariado permanente encontram-se em Jacarta (capital da Indonésia). Quando teve a primeira conferência da ASEAN, em Fevereiro de 1976, foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação, onde vinham descritos os princípios a ser seguidos pelas nações aderentes, tais como:  o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial, identidade nacional...

-  Foi fundada originalmente pela Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura e Filipinas.

A nível económico, desde a fundação da ASEAN e através de vários tratados, cresceram bastante as trocas comerciais entre os estados membros

- A nível de relações externas, a prioridade da ASEAN é estimular o contacto com os países da região Ásia-Pacífico, mas foram também estabelecidos acordos de cooperação com o Japão, China e Coreia do Sul.

Os actuais membros da ASEAN são: (por data de adesão)
Iryna

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes