Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NAFTA (Zona de Comércio Livre da América do Norte)

O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio  envolve o Canadá, México e Estados Unidos da América e tem o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre países.
Entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1994.
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Económica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de Agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.
Tem um prazo de 15 anos e pretende a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Ajuda a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia (mas há também quem diga que este tratado apenas torna os outros países pertencentes ao tratado dependentes dos EUA). O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas), ...

FINALIDADES:
  • Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
  • Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
  • Aumentar substancialmente as oportunidades de investimento dos países participantes;
  • Oferecer protecção efectiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
  • Criar procedimentos efectivos para a implementação e aplicação deste tratado, para a sua administração conjunta e para a resolução de disputas;
  • Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.

Carlos Salinas de Gortari, Presidente do México (atrás à esquerda), George H.W. Bush, Presidente dos Estados Unidos e Brian Mulroney, Primeiro-ministro do Canadá (atrás à direita).
 
O logotipo da NAFTA.
 
 
Marta Raquel

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes