Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sábado, 29 de janeiro de 2011

"Metro e banca condicionam desenvolvimento da Lousã"

Li esta notícia no Jornal Quinzenal lousanense" Trevim", na edição de 27/01/2011. Entre muitas, esta chamou-me à atenção já que a Lousã tem características para ser um " dormitório" da cidade de Coimbra. No entanto, os problemas que se têm vindo a revelar do Sistema de Mobilidade do Mondego têm condicionado o nosso estatudo de " dormitório".

Aqui fica a notícia:

"O impasse que se está a verificar na construção, ou não, do Sistema de Mobilidade do Mondego está a afetar o desenvolvimento do concelho da Lousã. É o que demonstram os vários testemunhos recolhidos junto das imobiliárias sediadas na vila. A Prabitar, a Cidade XL, a Habitarium, a Via Urbana, a Era e a Remax concordam neste ponto.
O concelho da Lousã assume características de dormitório da cidade de Coimbra. Isso não é novidade. Nem é novidade que muitas das pessoas que estão a viver na Lousã atualmente vieram para cá porque as casas são mais baratas, porque a vila tem uma boa qualidade de vida, tem segurança, e não fica assim tão longe de um centro urbano, Coimbra. E a todas estas características junta-se o Sistema de Mobilidade do Mondego, vulgarmente conhecido por Metro. Um meio de transporte mais rápido e eficiente que leva as pessoas para o trabalho, os mais novos para a escola, sem todo o stress de apanhar o trânsito pela manhã, ao entrar em Coimbra.
Ora, em 2010 iniciaram-se as obras deste sistema de transporte, mas, sem nada o fazer prever, o Governo manda suspender as respetivas obras pela inexistência de verbas para continuar com algo de tamanha envergadura. No entanto, as linhas já foram retiradas e os lousanenses são transportados até Coimbra por autocarros. E agora?"


( Nota: este texto está escrito segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico)


Esperamos que estes problemas se resolvam rapidamente. Afinal, só temos a ganhar!

Podem ver a notícia no site www.trevim.pt ou na edição impressa de 27/01/2011, onde estão os testemunhos dos representantes das agências imobiliárias.

Telma Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes