Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolsa de Valores

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures*.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação electrónico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia é que as Bolsas de Valores actuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este património é composto por acções. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão electrónico, na sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios electrónicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. Em Portugal a actividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Características de uma Bolsa de Valores
  • Os movimentos dos preços no mercado ou numa secção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores.
  • Os preços das acções servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
  • A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de acções.

* Debênture é um título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura aos seus detentores o direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão.

Fonte : Wikipédia
Margarida Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes