Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O mundo em mudanças até 2025

«O planeta poderá, em breve, tornar-se um lugar pouco recomendável para viver. Seremos mais, mas as nossas vidas serão mais difíceis, mesmo com a ajuda da tecnologia. Portugal sairá a ganhar, se souber aproveitar uma nova potência chamada África»
   

     O mundo está a mudar. E mudará ainda mais até 2025. Em muitos aspectos, ficará irreconhecível. Exemplos? O Ocidente entrará em declínio, a idade da reforma estender-se-á para além dos 70 anos, África será o continente mais jovem e populoso, o México destronará a China no mercado global e esta pode, até, atravessar uma recessão. (...)
     (...) Mas Martin Walker, historiador e jornalista, acredita que estamos a tempo de evitar o pior: "O poderá ser um lugar melhor, se alguma tecnologia mais recente vier a ser adotada". Apesar das dificuldades que se ateveem para 2025, o autor do estudo não hesita em escolher a Europa como a melhor região para viver, "desde que a idade da reforma seja atrasada e o sistema de pensões e as universidades reformados". (...)

            A água será tão valiosa como o petróleo foi no século XX. A fome afectará 1.3 mil milhões de pessoas, em 2025, mais 300 milhões que hoje. Apenas 20% da energia será de origem não fóssil, 3m 2030.

Fonte:    Revista Visão, n.º930

Iryna

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes