Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sábado, 8 de janeiro de 2011

Um pouco de política

Com certeza, têm estado atentos à pré campanha eleitoral para a eleição do Presidente da República.
Por isso, quando encontrei esta crónica do Ricardo Araújo Pereira, pensei logo em vocês....

Política de Natal

A mensagem de Natal do primeiro-ministro é uma parte da programação televisiva natalícia que, juntamente com a Música no Coração, nunca perco. E devo dizer que, na minha opinião, a mensagem deste ano foi das mais natalícias de sempre. Em primeiro lugar, porque a referência aos "sinais animadores de recuperação económica" demonstra que se trata de uma mensagem de Natal dirigida apenas às pessoas que ainda acreditam no Pai Natal. Em segundo lugar, porque quando retoma a boa prestação dos nossos alunos naquele teste da OCDE, fala aos portugueses como se eles fossem anjinhos. (...) Tudo somado, produz uma mensagem mais natalícia que um prato de rabanadas.
Acredito que uma mensagem tão natalícia tenha sido recebida, como aliás é apropriado, com caridade cristã. Os portugueses que estão desempregados e os que a partir da próxima semana vão ter o salário reduzido retiraram certamente algum conforto do facto de, apesar de tudo, a miudagem ter tirado um Satisfaz Bastante no teste do PISA. Quanto mais instruída estiver a juventude mais facilidade terá em ajudar os pais a perceberem a medida exata em que o seu ordenado diminui e os seus impostos aumentam. Às vezes pode ser difícil converter as percentagens num valor. (...)
 Os debates presidenciais têm sido de uma pobreza que só pode ter por motivo uma homenagem a Jesus Cristo e à sua rejeição dos bens terrenos. É curioso - e também pleonástico - que debates tão pobres tenham versado sobretudo sobre o tema da pobreza, mas vista pelos olhos de uma espécie de Comité Olímpico dos Pobrezinhos (cuja existência, a propósito, faz falta). O debate entre Fernando Nobre e Francisco Lopes foi aquele que mais evidentemente conteve um torneio de contemplação de miséria. Não sei como ficou decidido que o candidato que tivesse visto mais pobreza na vida seria o mais recomendado para desempenhar o cargo de Presidente da República, mas Nobre e Lopes disputaram até ao último indigente o título do maior observador nacional de pobres. (...)
Não foi fácil apurar quem tinha visto o pobre mais pobre, e é surpreendente que nenhum dos candidatos se tenha lembrado de se apresentar em estúdio com o seu próprio desgraçado, para que o adversário pudesse contemplá-lo em toda a sua pobreza e fosse forçado a reconhecer que era, de facto, o pobre mais pobre que já tinha visto. O ideal seria preparar um dispositivo semelhante ao dos programas de culinária: o candidato apresentava um mendigo andrajoso, metia-o no forno, e tirava-o imediatamente já barbeado e empregado numa fábrica. E munido do certificado de aproveitamento no teste do PISA

Nota: Apesar do natal já ter passado, gostei da primeira parte e por isso a publiquei.
(Se quiserem ter acesso ao resto da crónica e a mais crónicas procurem em:
http://aeiou.visao.pt/ricardo-araujo-pereira=s23462)

Marta Raquel

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes