Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

terça-feira, 8 de março de 2011

Sessão sobre Empreendorismo e Micro-crédito


No passado dia 15/02/2011, por volta das 15 horas e 25 minutos as duas turmas de Economia C, juntamente com algumas outras profissionais, assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre “Empreendedorismo e Micro-Crédito”.
Durante a conversa com os dois representantes da Associação sem fins lucrativos foi-nos explicado o que é empreendedorismo e ainda algumas características de um empreendedor. Assim, ficámos a saber que empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, através da dedicação e do esforço necessários, bem como da coragem necessária para assumir os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes à novidade do projecto; e ainda que é possível traçar um perfil de um empreendedor, sendo que este é composto pelas seguintes características iniciativa, visão, firmeza, decisão, atitude de respeito humano, capacidade de organização e direcção.
Relacionado com o assunto anteriormente abordado está a questão do “Micro-crédito”, que, segundo nos foi esclarecido é um sistema de empréstimo cuja particularidade é a de ser de pequeno valor.
Estes dois temas relacionam-se exactamente na medida em que é muito frequente o recurso ao sistema do Micro-crédito em situações de Empreendedorismo.
Este encontro revelou-se muito oportuno e foi agradável a interacção que os convidados promoveram não só entre nós mas também connosco, através do diálogo e de perguntas de parte a parte.


Margarida Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes