Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ramal da Lousã /Metro Mondego

A construção do Ramal da Lousã foi oficialmente anunciada por Portaria no reinado de D. Luís I, no ano de 1873.
Em 1887 foi concessionada à firma Fonsecas, Santos & Viana uma linha de via reduzida entre Coimbra e Arganil, com passagem por Miranda do Corvo e Lousã.
Esta mesma empresa solicita a substituição da via reduzida por uma via larga tendo em mente o possível prolongamento do Ramal da Lousã até à Covilhã, na Linha da Beira Baixa (1ª. outorgado em 1888 à Companhia do caminho de ferro do Mondego)
Crise de 1890 – paralisação de trabalhos; 1897 declara falência;
 Os trabalhos de construção do troço de linha entre Coimbra e Lousã, numa extensão de 29 km, tiveram início em 1889 e prolongaram-se por dezassete anos.
A viagem inaugural realizou-se a 16 de Dezembro 1906
1907- tentativa da expansão até Arganil, no entanto só se consegue até Serpins; protestos para alargar o horario
A inauguração do troço Lousã – Serpins ocorreu no dia 10 de Agosto de 1930.
“A inauguração desta linha, (…), foi um marco no desenvolvimento económico e social desta região. A indústria, o comércio, a circulação de pessoas e bens, foram afectados de uma forma positiva que ainda hoje se repercute na vida das populações dos concelhos que são, directa ou indirectamente, servidos por este Ramal.”
A linha da Lousã

  “Funciona predominantemente como suburbano de passageiros; o transporte de mercadorias é relativamente pouco significativo.”
“Ramal da Lousã”

O ramal da Lousã encontra-se encerrado a todo o tráfego ferroviário desde 2009.
se iniciou o projecto de conversão deste ramal num metropolitano de superfície, denominado Metro [do] Mondego.
 



 
 
Trabalho realizado por: Ana Garcias e Sofia Rodrigues
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes