Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sexta-feira, 4 de março de 2011

Censos 2011

No dia 22 de Fevereiro as turmas de 12º ano, da disciplina de Economia C, visitaram, para além da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra o Instituto Nacional de Estatística- INE. Neste último falámos de vários assuntos, entre os quais o dos Censos que se realizarão este ano, o que vai de encontro a um artigo publicado pela Visão esta semana.

Segundo a revista Visão, esta "é a mais apurada radiografia do País" e realiza-se "de dez em dez anos". Esta megaoperação vai realizar-se entre 7 de Março e 24 de Abril e vai envolver "mais de 30 mil pessoas" que irão tocar a cerca de "7 milhões de campainhas". Serão distribuídos impressos relativos ao alojamento, às características da família, de cariz individual (estes 3 primeiros são inquéritos) e, um último, que contem informações e códigos de acesso para se responder ao inquérito através da Internet. Esta é uma das inovações dos Censos de 2011, outra é o "facto de, pela primeira vez, o recenseamento ser feito ao abrigo de um regulamento comunitário, o que permitirá a total compatibilidade com os outros países da União Europeia".
A realização dos Censos é obrigatória e inclui imigrantes em situação irregular, sem-abrigo membros do corpo diplomático, habitantes em hotéis, prisões, lares, prisões e hospitais.
O documento definitivo, com os resultados dos Censos de 2011 "só verá a luz do dia em Janeiro de 2013". É de salientar que as perguntas dos Censos se vão adequando às novas realidades que se vivem. Estes podem ser distribuidos em 5 linguas: portugues, ingles, russo, romeno e chines. 
O custo de toda esta operação é de 49,2 milhoes de euros e foram impressas cerca de 175 milhões de páginas (entre inqueritos e informações relacionadas com os Censos). 

Fonte: Revista Visão
Sofia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes