Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sábado, 26 de março de 2011

Existirá receita?

Na passada quarta-feira, como todos devemos ter assistido, o chamado PEC IV foi REPROVADO, levando à demissão do Primeiro- Ministro Português. Apesar de a maioria dos portugueses se ter alegrado com esta notícia, a economia não melhorou com esta saída, muito pelo contrário!
É, talvez por isso, que me questiona cada vez mais em relação ao estado da nossa economia.
AFINAL PORQUE ESTAMOS SEMPRE EM CRISE????
Bem, segundo este Nobel da economia, é porque estamos a fazer tudo ao contrário...

" Nobel da Economia diz que Portugal erra ao reduzir despesa pública com desemprego elevado

O economista norte-americano e Prémio Nobel da Economia Paul Krugman considerou esta sexta-feira Portugal como um exemplo do erro de reduzir a despesa pública quando existe um desemprego elevado, em coluna de opinião publicada no "New York Times".
Portugal é invocado, a par de Irlanda, Grécia e Reino Unido, a propósito do debate sobre a situação orçamental nos Estados Unidos.
Para o economista, "a estratégia correcta é (criar) empregos agora, (reduzir) défices depois".
Krugman entende que estão errados "os advogados da austeridade que prevêem que os cortes da despesa trarão dividendos rápidos na forma de uma confiança crescente e que terão pouco, se algum, efeito adverso no crescimento e no emprego".
Justifica a preferência pelo adiamento da redução do défice com o argumento de que "os aumentos dos impostos e os cortes na despesa pública deprimirão ainda mais as economias, agravando o desemprego".
Acrescenta, a este propósito, que "cortar a despesa numa economia muito deprimida é muito auto-derrotista, até em termos puramente orçamentais", uma vez que "qualquer poupança conseguida é parcialmente anulada com a redução das receitas, à medida que a economia diminui"."


Notícia retirada do Jornal de Notícias online


Marta Raquel

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes