Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sábado, 19 de março de 2011

“Muito mais do que trocos"

Com 141,5 mil milhões na tua conta, serias pelo menos duas vezes mais rico do que a pessoa mais rica do mundo.
O orçamento anual da União Europeia é aproximadamente 141,5 mil milhões de euros. Como deves imaginar, decidir como distribuir o orçamento da UE dá muitas vezes origem a debates políticos acesos.
E tu, como é que gastarias este montante?
A gestão dos dinheiros públicos é de uma grande responsabilidade: as necessidades a curto prazo devem ser examinadas sem esquecer os investimentos a longo prazo e os compromissos anteriormente assumidos; e, também, é necessário cuidado para não haver derrapagens

Um orçamento equilibrado
O orçamento da UE é executado segundo o principio do equilíbrio.
Resumidamente, União Europeia pode gastar o dinheiro que tem. Mas também significa que a UE não está endividada porque não pode pedir dinheiro emprestado. Ora aqui está uma boa ideia para a gestão das nossas finanças!

De onde é que vem o dinheiro?
76% Contribuições nacionais
12% Impostos sobre produtos importados pela UE
11% Uma pequena percentagem do imposto do valor acrescentado (IVA) cobrado nos 27 países da UE
1% Diersos: montantes não utilizados de anos anteriores, etc

E para onde vai?
As prioridades dos gastos da UE são definidas de sete em sete anos.
Para o período de 2007 a 2013, o orçamento geral está estimado nuns incríveis 975.000.000.000 euros – um pouco menos que um bilião de euros!

44% Crescimento sustentável e emprego
43% Recursos naturais
6% A UE enquanto parceiro global
6% Diversos
1% Cidadania, Liberdade, Segurança e Justiça

A discussão sobre o orçamento para os próximos sete anos começa em breve. Se quiseres saber como os fundos europeus estão a ser gatsos na região, podes introduzir o código-postal em http://ec.europa.eu./beneficiaries/fts/index_en.htm. Junta-te ao debate sobre o futuro da UE e envia a tua opinião para BUDG-budget-inbox@ec.europa.eu



pág. 11 Agenda Europa 2010-2011 (DECO)

Margarida Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes