Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Portugueses gastam menos 23% em compras este Natal

Os portugueses vão gastar, em média, com as prendas de Natal, 373 euros, uma queda de quase 23% face a igual período do ano passado. 

O estudo foi avançado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e revelou ainda que 57% da população portuguesa pretende gastar menos que em 2009, quando a média de gasto com as compras natalícias se situavam nos 490 euros.

Apenas 6% dos portugueses, segundo este estudo, se assume disponível para gastar mais que no ano anterior.

Uma das conclusões mais curiosas do estudo foi ainda o investimento em utilitários, como roupa e sapatos. No caso das crianças até aos 12 anos, cerca de 22% vão receber um novo guarda-roupa, seguindo-se os jogos educativos entre as preferências.

No caso de jovens entre os 12 e os 18 anos, as opções ficam reduzidas a roupa e sapatos (28%) e livros (25%). Nos adultos, esta tendência mantém-se, seguindo-se os perfumes e cosméticos.
O estudo foi com base em entrevistas a uma amostra de 316 indivíduos, questionados entre os dias 3 e 12 de Dezembro.



Fonte: Jornal Económico
Sofia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes