Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Economias de direcção central"

Economias de direcção central

As economias de direcção central podem ser designadas também por economias planificadas e por economias centralmente planificadas.

É um sistema económico onde a produção é prévia e racionalmente planeada por especialistas, no qual os meios de produção são propriedade do estado, e a actividade económica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção.



Nas economias planificadas, um poder central fica encarregado de decidir a respeito dos investimentos a serem realizados pela sociedade, a distribuição dos recursos necessários à produção e o consumo e as metas a serem atingidas pelas empresas.

As empresas não têm tanta preocupação com sua eficiência e o risco de falência, como nas economias de , pois têm apenas que cumprir as metas traçadas e realizar a produção e distribuição da melhor forma possível, atendendo às necessidades da população.


Esta economia era adoptada pelos antigos países socialistas e na Alemanha, antes da queda do muro de Berlim.

Vantagens das economias de direcção central


Não existe inflação, pois o preço é fixado e a moeda não tem valor negocial externo.

Os bens produzidos, mesmo que não sejam do gosto dos consumidores, são distribuídos equitativamente pela população.

O estado tem maior capacidade de redistribuir a renda nacional, porque a propriedade dos bens e factores de produção pertencem a este.


Desvantagens das economias de direcção central

A produtividade e o avanço tecnológico não são estimulados pois o mercado é sempre certo e não possui opinião.

Existe um bloqueio deliberado a qualquer tipo de informação para que os consumidores não aspirem a novos produtos que o Plano não preveja.

O estado já definiu antecipadamente as quantidades dos bens e serviços nos seus planos quinquenais e tornam-se inflexíveis para atender mudanças.

As empresas produzem aquilo que os estado definiu como prioridade para a nação. 


Mariana Gomes 
Diana Santos

8 comentários:

  1. Como são determinados os preços nessa economia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os preços são fixados antes de se realizar a produção, independente dos custos de producao

      Eliminar
  2. Oque é a economia de direção central e como funciona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duma forma resumida digo que a economia de direção central, é um topo de economia em todas as actividades são controlados e centralizados pelo Estado

      Eliminar
  3. Como é feita a repartição dos rendimentos ?

    ResponderEliminar
  4. É um sistema económico onde a produção é prévia e racionalmente planeada por especialistas, no qual os meios de produção são propriedade do estado, e a actividade económica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção.

    ResponderEliminar
  5. Porquê que numa economia de direcção central os preços podem ser inferiores aos custos de produção?

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes