Na aula de Economia da passada quarta-feira fomos para a biblioteca da escola com o aviso de que naquela hora faríamos uma aula diferente. Tarefa : Folhear jornais e revistas, ler notícias, ver imagens, mexer nos papeis, aqueles com os quais a escola gasta euros a comprar, mas que infelizmente, nem todos nós fazemos valer a pena.
Eu, depois de escolher duas revistas “Dinheiro & Direitos” da DECO Pro-Teste, pelo simples critério da capa apelativa, deslindei cada uma à procura de algo que me despertasse curiosidade e vontade de conversar. Por fim, foi na de Julho e Agosto de 2009 que encontrei um artigo de três páginas iniciado na 32ª, de título “Olho crítico no contrato”, que fala por si. Todos nós sabemos que devemos ler as letras pequeninas, mas quantos de nós o fazem? Por vezes a pressão exercida sobre os consumidores é tal que estes se sentem “obrigados” a assinar o contrato do serviço sem que estejam completamente esclarecidos acerca do serviço que estão a adquirir. Sabias que tens, o direito legal de renunciar um contrato no prazo de 14 dias?
No texto fala-se de práticas comerciais desleais, como as vendas agressivas e as burlas e ainda se contam vários exemplos destas situações, como a publicidade enganosa, as falsas recomendações, os serviços de débito automático por telemóvel e ainda os conhecidos casos de curas milagrosas muito publicitados.
Neste artigo podemos ainda ler algumas recomendações, bem como alguns direitos que nos assistem.
No fim da conversa e dos bolinhos, ficou a vontade de repetir! Obrigada.
Margarida Correia
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