Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O nosso tema de trabalho é a Diferença entre Países Desenvolvidos e Países em Vias de Desenvolvimento.
Assim, decidimos fazer um diálogo entre duas personagens de mundos diferentes: Lala Tilulu, uma guineense que vive em condições de vida precárias e Constança de Albuquerque, uma europeia habituada a todo o tipo de conforto:

Mariana – Constança de Albuquerque ( casada com Afonso de Albuquerque)
Telma – Lala Tilulu

- Eu devia estar doida, só podia! Afonso de Albuquerque, para onde tu me trouxeste!
- Senhora, uma moeda …
-Uma moeda para quê? Para gastar em quê?
-Tenho fome, senhora. Queria um pãozinho…
- Um pão? A esta hora? Depois não janta!
 - Mas senhora, a Lala nunca janta …
 -  Mas será possível que aqui nem têm hora para comer?
 -Senhora, não temos hora para comer porque não temos comida. Lala não come há dois dias…
-DOIS DIAS? ISTO É PIOR DO QUE EU PENSAVA! Mas você está grávida e não come há dois dias?
-Sim, senhora …
- Pelo amor da Santíssima Trindade! Não acredito que vou passar 4 dias neste fim de mundo!
-Bem, a Lala conhece por acaso algum spa aqui perto? Pretendo ocupar os meus dias enquanto cá estiver...
-  Lala não sabe o que significa “ispá” …
 -Meu Deus, onde eu vim parar!
 - Senhora, ajuda a Lala. Lala não tem roupa, não tem comida e está doente …
-Como doente?! Você está grávida! Não vai ao médico?
 -Aqui não há médico, senhora…
 -Não? E está doente com quê? Sofre do quê?
- Lala não sabe como se chama, mas é um bicho mau que não dá para tratar…
- O quê? SIDA? Ai credo! ( Mariana corre)
-Vim eu, do meu país desenvolvida, onde há lojas, restaurantes de luxo e clínicas privadas para este fim de mundo?
-Pois é senhora. Aqui não há nada … Não há médicos, nem comida, nem roupas e poucas casas… Já pensou como é o nosso mundo?
 -Pouco me importa a mim, aqui é que eu não vou ficar!

 Fica aqui também o link do documentário que passámos na aula " Dar Vida sem Morrer", apresentado pela Catarina Furtado e que mostra o resultado de uma angariação de fundos com o objectivo da criação de hospitais na Guiné.
Telma Duarte e Mariana Lousã

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes