Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Greve geral - 24.Novembro.2010



"Há vários factores que prenunciam que esta greve terá “a maior adesão de sempre”.
A greve geral de hoje sairá cara ao país, garante Luís Bento, sem no entanto quantificar os custos já que não é possível fazê-lo com exactidão. Em entrevista ao Diário Económico, o professor universitário defende que o protesto se justifica neste contexto de crise, já que as medidas de austeridade vão acentuar as desigualdades na distribuição de riqueza.

Quanto custa ao país uma greve geral com esta dimensão?
Não é possível quantificar, de forma alguma, o custo para o país de uma greve geral com esta dimensão mas será, com certeza, um custo económico elevado. Todavia, também existem benefícios, nomeadamente, aumentando a consciência social e a solidariedade, que se podem traduzir, mais tarde, em melhorias significativas da contratação colectiva e do diálogo social. Na actual situação do país, e tratando-se de uma iniciativa que os sindicatos portugueses têm tomado com muita parcimónia, a greve geral conjunta - ou seja, convocada pelas duas centrais sindicais - assume um significado social e político muito particular que a distingue de todas as outras - simultâneas e/ou coincidentes - realizadas até ao momento."

Fonte: Diário Económico
Sofia Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes