Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

domingo, 24 de outubro de 2010

soluções



Estrutura de Consumo

Apesar deste gráfico não ser de fácil leitura, podemos nas suas "entrelinhas" ver a Lei de Engels

Conceição Carvalho

Estrutura de Consumo

Em sentido figurado esta imagem bem pode ilustrar a definição de estrutura de consumo.

Conceição Carvalho

Aumenta a compra e venda de ouro em segunda mão

A crise e os preços recorde que o ouro está a atingir nos mercados internacionais levam a associação da ourivesaria a considerar que o ouro em segunda mão é o negócio que permite que a maior parte das ourivesarias mantenham as portas abertas.

2009-12-02 21:02:26
Iryna

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estrutura de Consumo

A estrutura do consumo traduz a forma como as famílias aplicam o seu rendimento nos diversos consumos.
A sua análise, para uma família ou grupo de famílias, permite-nos estudar por um lado o grau de bem-estar ou o nível de vida dessa família e, por outro, permite saber quais os bens mais adquiridos pelas famílias dando, assim, informações importantes à produção.
Para estudar a estrutura do consumo, é habitual dividir as despesas de consumo em categorias como alimentação, vestuário e calçado, tempos livres, etc...


Marta Raquel

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Descoberta de nova partícula!

Depois do átomo e da descoberta do neutrão, do protão, do fotão, do electrão, do quark, do fermião, do busão, do gluão, José Sócrates Pinto de Sousa acaba de descobrir o Pelintrão, um corpo sem "massa" nem energia, que suporta toda a carga.Com esta descoberta Portugal será, para o próximo ano, um forte candidato ao Prémio  Nobel em Física!
Ainda andam por aí a dizer que ele não é engenheiro!
Invejosos.
Engenheiro e Fisico!!!

Fuga de cérebros


Quem vai pode adquirir novas tecnicas (que depois podem aplicar no seu país), melhorar a sua formação e há uma melhor relação entre os países (de origem e de acolhimento), aumentando, ainda, o PIB do país acolhedor.
Pelo contrário, pode existir descriminação, não havendo assim igualdade de oportunidades. Os jovens que vão para outro países, para além de serem população activa, são, também, geralmente os melhores, que não voltando ao seu país de origem acabam por ajudar ao empobrecimento deste. Podem ainda, ao não ingressar no mercado de trabalho, trazer vários encargos ao país de acolhimento (a nível económico, social, entre outros).

Sofia Rodrigues

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fuga de Cérebros

Traduzindo: "Tal como prometido, terminamos com a fuga de cérebros... Ali vai o último."

Marta Raquel

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fuga de cérebros



posted by: Conceição Carvalho

Dificuldades dos imigrantes


Os imigrantes (trabalhadores, estudantes...) por vezes têm dificuldades em se adaptarem ao país que os acolhe devido a  vários problemas: economicos, sociais, politicos,culturais...
Mariana Lousã

domingo, 17 de outubro de 2010

O Estado do País!


"O IVA é como uma árvore de Natal onde toda a gente pendura mais uma bola."

Teixeira dos Santos in Correio da Manhã: "Frase do Dia" - 17/10/2010


Inês Lucas

Para descontrair da história do Orçamento de Estado ...

Numa altura em que se fala tanto em cortes, os dias dos portugueses vão mesmo começar a ser mais cinzentos. E não é devido aos cortes no Instituto de Meteorologia, mas sim à subida do IVA e da taxa de IRS, à descida dos salários, etc., etc., etc., etc., ...

Telma Duarte 

O Seu 13º Salário Não Existe -FAÇA AS CONTAS ( VERDADE OCULTA )

  •   No inicio dos anos 60, o advogado carioca Aarão Steinbruch consegue aprovar a lei trabalhista de sua autoria que institui o 13º salário.
  •  Uma brilhante idéia que serviu como alicerce para sua trajetória política que o levou até o Senado Brasileiro.
  • Muito se tem festejado desse adicional pecuniário nos vencimentos da classe trabalhadora do nosso país, a ponto de envolver a todos numa histérica expectativa e ansiedade até a chegada do mês de Dezembro.

  •  Mas afinal o 13º salário existe, ou não existe? Qual sua opinião?

  • Contudo, a mais escandalosa de todas as mentiras do capitalismo é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam, é a invenção do décimo terceiro salário. Eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como é fácil novamente enganar os trabalhadores.
  • Suponhamos que você ganha 400 por mês. Multiplicando-se esse salário por doze meses, temos ao fim do ano 4.800. 400*12 = 4.800
  • Quando chega dezembro, o generoso patrão cristão manda então pagar-lhe o conhecido décimo terceiro Salário.
  • 4.800 + Decimo Terceiro =5.200
  • 4.800 (Salário anual)+ 400 (Decimo Terceiro) = 5.200 (Salário anual mais o Decimo Terceiro)
  • O trabalhador vai para casa todo feliz com o patrão.
  • Agora veja bem o que acontece quando o trabalhador, procura um simples professor de aritmética do primeiro grau e que lhe ensina que sabiamente faça o seguinte : Se o trabalhador recebe 400 por mês e o mês tem quatro semanas significa que ganha por semana 100. 
  • 400 (Salário mensal) / 4(semanas do mês) = 100 (Salário semanal)
  • O ano tem 52 semanas.
  • Se multiplicarmos 100 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será 5.200
  • 100 (Salário semanal) * 52 (número de semanas anuais) = 5.200
  • O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o décimo terceiro. Onde está portanto o 13 Salário ? A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes trabalhistas nunca se tenham dado conta desse fato simples.
  • A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todoo ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
  • No final do ano o generoso patrão cristão presenteia o trabalhador com um décimo terceiro, dinheiro que saiu do próprio bolso do trabalhador.
  • Em 1945 o deputado Aarão Steinbruck, com essa gloriosa mentira conseguiu se eleger várias vezes.
  • Daí que, como palavra final para os trabalhadores inteligentes. Não existe nenhum décimo terceiro salário. O patrão apenas lhe devolve o que sorrateiramente lhe surrupiou do salário anual. Que é o que explica porque, quando da votação do projeto Steinbruck, a lei foi aprovada rapidamente pelos patrióticos deputados .

  • Conclusão: o povo recebe o que já trabalhou e não um adicional.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Subsídio de desemprego



Esta imgem vem bem a propósito da atribuição do Nobel da Economia 2010
Conceição Carvalho

Orçamento do Estado





O Orçamento do Estado para 2010 foi hoje aprovado na generalidade, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e CDS-PP, e os votos contra da esquerda. Será que o resultado vai ser este?

Fonte: http://cartoondodia.blogspot.com/2005/10/oramento-de-estado.html

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

(Des)Igualdades ...


Encontrei esta imagem num outro blog de economia. Esta é uma imagem que mostra bem as diferenças acentuadas entre ricos e pobres! Dá que pensar ...


Telma Duarte

Prémio Nobel de Economia 2010

As teorias desenvolvidas sobre o mercado de trabalho e a forma como as políticas económicas afectam o desemprego valeram a dois professores norte-americanos, Peter Diamond e Dale Mortensen, e ao cipriota Christopher Pissarides, o Prémio Nobel da Economia, anunciado no dia 12 de Outubro, o último deste ano. Segundo a Academia Sueca, a teoria destes três investigadores, designada por Modelo DPM numa combinação das iniciais dos apelidos de cada um dos autores, ajudou "a compreender a forma como o desemprego, as ofertas de trabalho disponíveis e os salários são afectados pelas políticas económicas". Uma das questões a que tentaram responder através de modelos matemáticos foi a razão de existirem tantas pessoas de-sempregadas quando há postos de trabalho por preencher, concluindo que o encontro entre oferta e procura é por vezes demorado e caro. Defendem também que quanto maiores os apoios disponibilizados aos desempregados, mais elevada é a taxa de desemprego.

Iryna

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O estado da Economia



          governo; cidadãos contribuintes; banca/grandes empresas;justiça


Mariana Lousã



sábado, 9 de outubro de 2010

Fundo Monetário Internacional

Moral da História: O FMI é bem pesado! 

Telma Duarte
 Os diferentes preços das Sandes de Queijo!

Em casa: 0,23cêntimos
Na escola: 0,40cêntimos
Num café: 0,95cêntimos
Num café/gelataria: 1,20cêntimos
Numa área de serviço: 2,80cêntimos

Conclusão: Vale mais comer um "pãozinho" com queijo em casa e levar outro para comer  na/o escola/trabalho.






Os diferentes preços da Água Engarrafada!

 Entre marcas:(Intermarché)

Vitalis(o,33cl)--0,23cêntimos
Luso(o,33cl)--0,22cêntimos
Top Budget(0,33cl)--0,11cêntimos



Entre locais:

Escola(Penacova 0,33cl)--0,20cêntimos
Área de Serviço(Luso 0,33cl)--1,45cêntimos

Conclusão: Evitem comprar água nas áreas de serviço. Optem por levar uma garrafa de água de casa ou de um supermercado...ficará mais barato!




PS: Façam sempre as contas e tentem optar pelo produto mais barato!

Mariana Lousã

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dr. Alcino Simões Lopes

Na aula de hoje falamos acerca da importância do mercado interno para o crescimento económico, daí termos falado de tempos remotos, nos quais, na Lousã, não se vivia de forma muito razoável (pelo menos algumas famílias). Consequentemente falámos do Dr. Alcino Simões Lopes, cuja estátua está localizada em frente à Câmara Municipal da Lousã, paga pelos munícipes. O autor desta estátua de homenagem ao médico Dr. Alcino foi João Eduardo Cruz Reis Duarte.


A Estatua foi inaugurada em 28 de Novembro de 1982, no Jardim dos Paços do Concelho.
O artista retrata o médico de pé em posição estática, vestido de fato, de braços caídos ao longo do tronco, segurando na mão esquerda um chapéu. Sobressai o rosto marcado pelas rugas que um leve sorriso faz vincar.
O Dr. Alcino Simões Lopes (1894-1980), a quem chamaram “médico dos pobres” por ter dedicado muito do seu tempo a tratar das gentes da Lousã, sem que para isso cobrasse alguma coisa, tirou o curso de medicina em Coimbra. Trabalhava no centro hospitalar da Santa Casa da Misericórdia da Lousã e depois do trabalho ia a casa das pessoas, continuando o seu trabalho. Em 1918, antes de acabar o curso ajudou a combater “a pneumónica”, no concelho da Lousã, tendo a sua participação merecido um louvor da Câmara Municipal, demonstrando desde muito cedo o filantropo que viria a ser durante toda a sua vida.

Fonte: Câmara Municipal da Lousã
Sofia Rodrigues



                                          Vânia Betina

terça-feira, 5 de outubro de 2010

IDH

Contrastes acentuados do desenvolvimento




Margarida Correia

Nomes da Economia


António José de Castro Bagão Félix
Nascimento: Ílhavo, 9 de Abril de 1948
Cargo: gestor e político português
Obteve a licenciatura em Finanças, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (hoje ISEG) e a pós-graduação em Gestão, pelo INSEAD - Institut Européen d'Administration des Affaires, em Fontainebleau (França) (1995)
Curiosidade: Cumpriu o Serviço Militar Obrigatório (1970-1973), na Marinha Portuguesa

Funções governamentais exercidas:

  • VI, VII e VIII Governo Constitucional
    • Secretário de Estado da Segurança Social
  • XI Governo Constitucional
    • Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional
  • XV Governo Constitucional
    • Ministro da Segurança Social e do Trabalho
  • XVI Governo Constitucional - Ministro das Finanças e da Administração Pública



    Manuel António Gomes de Almeida de Pinho

    Nascimento: 28 de Outubro de 1954 
    Partido: Partido Socialista
    Mandato: XVII Governo Constitucional – Ministro da Economia e Inovação (2005/2009)



    Vítor Manuel Ribeiro Constâncio
    Nascimento: 12 de Outubro de1943
    Profissão: Economista 
    Mandato: II Governo Constitucional de Portugal - Ministro das Finanças
    Licenciado em economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, foi Secretário-Geral do Partido Socialista de 1986 a 1989 e candidato derrotado a Primeiro-Ministro.
    Constâncio é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, desde 1989, apesar de nunca ter concluído o doutoramento.
    Em 15 de Fevereiro de 2010 Vítor Constâncio foi nomeado Vice-Presidente do Banco Central Europeu, cessando funções no Banco de Portugal em Junho de 2010, data em que tomará posse do mandato europeu cuja duração é de 8 anos.


    Fernando Teixeira dos Santos
    Nascimento: 13 de Setembro de 1951
     Partido : Partido Socialista

    Mandato: XVII/XVIII Governo Constitucional: 

    ·         Ministro das Finanças desde 2009

    ·         Ministro de Estado

    ·         Ministro da Economia e da Inovação


    Habilitações


      • PhD em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, 1985.
      • Dissertação de doutoramento: “Three Essays on Portuguese Monetary Economics”, 1985.
      • Equivalência ao grau de Doutor em Economia, Universidade do Porto, 1986.
      • Licenciatura em Economia pela Universidade do Porto, 1973.

    Menções e Prémios


      • "Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique", Junho de 2005.
      • "Distinguished Alumnus Award" concedido pela 'Darla Moore School of Business', Universidade da Carolina do Sul, Maio de 1998.
      • "Annual Departmental Award for Outstanding Academic Performance by a Graduate Student" para o ano lectivo de 1983/84, concedida pelo De-partamento de Economia da Universidade da Carolina do Sul, Abril de 1984

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes