Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fuga de cérebros


Quem vai pode adquirir novas tecnicas (que depois podem aplicar no seu país), melhorar a sua formação e há uma melhor relação entre os países (de origem e de acolhimento), aumentando, ainda, o PIB do país acolhedor.
Pelo contrário, pode existir descriminação, não havendo assim igualdade de oportunidades. Os jovens que vão para outro países, para além de serem população activa, são, também, geralmente os melhores, que não voltando ao seu país de origem acabam por ajudar ao empobrecimento deste. Podem ainda, ao não ingressar no mercado de trabalho, trazer vários encargos ao país de acolhimento (a nível económico, social, entre outros).

Sofia Rodrigues

1 comentário:

  1. Pois é, pois é... Intercâmbio científico é uma coisa muito bonita, mas não podemos ser só "nós" a intercambiar com "eles", também é preciso que "eles" intercambiem com "nós". Para mim, intercâmbio é um conceito que tem de ser aplicado de parte a parte.

    ResponderEliminar

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes