Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

sábado, 25 de setembro de 2010

FMI


O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros.
O FMI tem sido muito criticado ultimamente, pois impõe medidas severas de contenção de gastos públicos, não considerando tais gastos como investimentos. Além disso, o FMI também foi amplamente criticado pela sua actuação frente a crises financeiras internacionais e mais particularmente em relação à crise econômica da Argentina em 2002. Actualmente, o organismo passa por uma série de reformas visando uma melhor adaptação de seus objetivos ao contexto internacional.
Sofia Rodrigues

1 comentário:

  1. Não esquecer de colocar a fonte!
    Este fim de semana no jornal Expresso havia referência à altura em que nos anos 80 Portugal precisou de recorrer ao FMI.
    Amanhã mostro na aula.
    Conceição Carvalho

    ResponderEliminar

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes