Concordas com a compensação que o governo dos Açores quer dar aos funcionários regionais pelo corte de salários determinado no Orçamento do Estado?

terça-feira, 8 de março de 2011

Ida ao INE e à FEUC



No passado dia 22/02/2011 por volta das 9 horas as turmas de Economia saíram da Lousã rumo a Coimbra a fim de visitar o Instituto Nacional de Estatística bem como a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Chegados à cidade e após um pequeno percurso a pé, fomos recebidos nas instalações do INE, onde nos foi proporcionada uma pequena sessão esclarecedora acerca da história e do funcionamento da instituição.
Seguiu-se uma visita ao Penedo da Saudade, onde os alunos leram poemas e ainda cantaram, e ao Jardim Botânico, onde tiraram fotografias na bonita paisagem.
Terminada a visita a estes dois locais emblemáticos da cidade, propusemos-nos a uma caminhada até à Faculdade, onde fomos recebidos pelo nosso contacto – o Bruno, seguida de uma outra até às cantinas onde nos esperava o almoço que nos foi gentilmente oferecido pela faculdade graças ao Bruno. Depois do almoço, regressámos às instalações da FEUC e dirigimos-nos a uma sala para assistirmos a uma sessão com o Bruno, um professor de Gestão, uma professora de Relações Internacionais, e ainda com uma aluna.
Este encontro foi muito produtivo na medida em que proporcionou que tivéssemos contacto com a realidade que vamos enfrentar no ano que se segue e ainda que pudéssemos ouvir de uma jovem como nós, conselhos bastante úteis.



 






Margarida Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário

A DIFERENÇA ENTRE DÍVIDA PÚBLICA E DÉFICE

Dívida Pública é a dívida contraída pelo governo com o objetivo de financiar gastos não cobertos com a arrecadação de impostos.



Défice ou deficit é um termo da contabilidade de origem latina, que se caracteriza por um saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas superam os ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.

Marta Fernandes