O produto interno bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado . O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região.
Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Associa-se à subida geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por factores de produção nacionais, independentemente do território económico.
Rendimento per capita é um indicador de desenvolvimento de um país ou região (uma vez que é a soma dos salários de toda a população a dividir pelo número de habitantes) e consiste na divisão do rendimento nacional (diferença entre o produto nacional bruto e os gastos de depreciação do capital e os impostos indirectos) pela sua população.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negoceiam e assinam acordos que depois são rectificados pelo parlamento de cada nação e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros. Tem sede em Genebra, na Suíça.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial através da monitorização das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. A sua sede encontra-se em Washington, DC, nos Estados Unidos da América.
Défice ou deficit é um termo de contabilidade de origem latina, com o significado de saldo negativo. Num orçamento, o saldo negativo ocorre quando os gastos ou despesas são superiores aos ganhos ou receitas (basicamente oriundas da arrecadação de tributos). Se o saldo é negativo, o orçamento é chamado deficitário.
Défice da balança comercial ocorre quando o valor total das importações supera o das exportações.
Chamam-se popularmente “offshores” as contas e empresas abertas em paraísos fiscais, geralmente com o intuito de pagar menos imposto do que no seu país de origem. A grande maioria dos países que permite a criação desse tipo de empresas anónimas — ou a abertura desse tipo de contas bancárias anónimas — fica em ilhas, tais como as Bermudas, Jersey, Ilhas Cayman, etc.
Margarida Correia
Sem comentários:
Enviar um comentário